sábado, 30 de abril de 2011

MÁRIO MOITA: APOSTA DA SEMANA 2 A 8 DE MAIO 2011

Há muito que se fala deste Senhor pelo mundo fora, mas em breve tudos irão conhecer o excelente trabalho de Mário Moita.


Aos 10 anos começou a estudar piano, instrumento que nunca mais largou até hoje, chegando a licenciar-se na Universidade de Évora em 1997.

Apelidado Embaixador Musical pelo Prefeito da sua cidade (Reguengos de Monsaraz), começou a cantar fado aos sete anos. Desde muito novo, adquiriu um gosto e um interesse particular por esse tipo de música. Além disso, o fato de ter vivido em Reguengos de Monsaraz (terra do compositor Dr. Alberto Janes, o qual escreveu inúmeros fados para a Amália Rodrigues), proporcionou-lhe a convivência com o pianista Fortunato Murteira que tocava Fado ao Piano nas décadas de 40, 50 e 60 e que lhe deixou um valor inestimável em partituras da época.

Desde 1999, estuda canto lírico com os professores João Costa Campos (1999-2004) e Rui de Matos (2004-2010).

Durante mais de uma década foi pianista no Hotel Rainha Santa Isabel, em Estremoz (1995-2007).

Em Abril de 2007, lançou no Museu do Fado e da Guitarra Portuguesa o único CD/Livro existente em Portugal sobre a história do Fado ao Piano.

ANA MALHOA NA POPULARFM: 12 MAIO 2011 PELAS 14H00

Ana Malhoa vai estar nos estudios da POPULARFM dia 12 de Maio
A multifacetada artista portuguesa Ana Malhoa, lança novo Álbum.

O primeiro single "Bomba Latina" já se ouve e faz sucesso nas rádios e é êxito de Verão.

"Bomba Latina" é o nome do primeiro single de apresentação deste novo álbum Tropical/Urbano. Apelidada pelo grande público desde sempre como a "Bomba Latina" portuguesa, Ana Malhoa, faz juz ao nome neste primeiro single do seu álbum "Caliente!" de 2011.

E assim nasce mais um belíssimo álbum, cheio de cor, ritmo e paixão, onde Ana Malhoa

promete pôr toda a gente a cantar e a dançar do princípio ao fim, com ritmos bem Calientes, como só ela o sabe fazer.

Ana Malhoa, a "Bomba Latina", está de volta...!

"Olá, espero que gostem do meu novíssimo single e estou muito desejosa para iniciar a Tour de 2011, cantar e dançar esta nova música para todos vocês. Este álbum de ritmo Tropical/Urbano vai direto ao coração dos meus fãs, a todos aqueles que estão sempre comigo e apoiam a minha carreira Amo-vos a todos."

- Ana Malhoa

TOY: ARTISTA DO MÊS DE MAIO 2011

Toy é o nosso artista dop mês de Maio de 2011 na POPULARFMEste é o nosso artista do mês de Maio 2011.
António Manuel Neves Ferrão, é este o nome de Toy, que começa muito cedo a sua carreira artística.

Com 5 anos apenas actuou numa festa organizada por uma colectividade Setubalense. Setúbal, cidade de onde Toy é natural integra o grupo de teatro da sociedade musical capricho Setubalense ao qual se manteve ligado durante cerca de 10 anos.

Queres saber mais, então fica atento(a) à emissão da POPULARFM durante o mês de Maio.

quinta-feira, 28 de abril de 2011

NUCHA NA POPULARFM: 8 MAIO 2011 PELAS 00H00

NUCHA a gravar o novo CD e a preparar o Tour 2011, conta tudo ou quase tudo ao Jaimão.

A carreira da Nucha começou quando a cantora tinha apenas treze anos. Cantou em bares e fez publicidade para rádio e televisão e, alguns anos mais tarde, optou por se dedicar à música a tempo inteiro.

Com dezasseis anos, formou o duo KutchiKutchi com Marité (Maria Leon), tendo, no ano seguinte, integrado um espectáculo de Fernando Pereira que lhe proporcionou visitar Portugal de norte a sul durante dois anos, bem como algumas comunidades portuguesas no estrangeiro. Para além disso, foi convidada para se juntar aos coros dos concertos deRui Veloso, que tiveram lugar no Coliseu de Lisboa e no Rivoli do Porto.

Foi a partir de 1988 que Nucha começou a dar mais atenção à sua carreira a solo, pelo que decidiu então participar em festivais em busca de uma grande oportunidade. O primeiro foi o Grande Prémio da Música na Figueira da Foz, onde apresentou um tema assinado por Luís Filipe, intitulado "Se Calhar".

Da Figueira partiu para a Turquia, país onde representou Portugal no Festival CESME, com a canção "It Will Never Be the Same".

Dois anos depois (1990), a cantora voltou a representar o país, mas desta vez em Zagreb, na ex-Jugoslávia, no Festival da Eurovisão, pelo facto de ter vencido o Festival RTP da Canção com o tema "Sempre, Há Sempre Alguém".

Ainda em 1990, foi receber a Hollywood, nos Estados Unidos o prémio IMOF (International Market Festival Echanges of Cultural Events) que venceu na Holanda. Seguiu-se uma passagem pela Finlândia, em 1991, ondeNucha participou no Midnight Sun Contest, com a canção "Porta Proibida". O primeiro álbum de originais, "Tu Vais Ver", chegou finalmente em 1992, servindo de mote a uma digressão por Portugal, feita de espectáculos a solo.

Dois anos depois, "Todos Me Querem" viu a luz do dia, e revelou-se um verdadeiro sucesso de vendas. Após a edição do álbum, Nucha partiu à conquista do mercado internacional.

Em 1995, a cantora desempenhou o papel de apresentadora de televisão no programa "Casados de Fresco", transmitido na RTP1 e RTP Internacional e, no ano seguinte, regressou à música com o seu terceiro registo de originais, intitulado "Sedução", com produção de Roberto Leal.

O trabalho seguinte chegou às lojas em 1997 e chamou-se "Anda (Que Eu Vou Ficar à Janela)". Nucha desenvolveu aqui as suas potencialidades de letrista, assinando grande parte das letras incluídas no disco, deixando a música a cargo de Filipe Neves.

"Luz" data de 1998 e produziu o êxito "Viver sem ti (não pode ser)", uma versão de "All By Myself" que esteve na base do sucesso de vendas do álbum.

O ano de 1999 foi marcado por uma mudança de visual, que se traduziu num corte de cabelo adaptado à chegada do novo milénio. Nucha apresentou assim o seu mais recente trabalho, intitulado "Destino", com uma imagem renovada e aprovada pelos fãs. As gravações do disco decorreram nos estúdios Yahoo, no Rio de Janeiro, com a produção do brasileiro José Henrique.

Em 2004 é eleita "Rainha da Canção 2004".

Em 2005 lança uma nova versão de "Sempre, há sempre alguém" e uma balada pop-rock "Por ti sinto desejo" que conta com a assinatura de Ménito Ramos!

Corre o País em 2006 com o Tour "Tributo ao Festival da Canção" junto com Anabela, Paulo de Cavalho, Duarte Mendes e Fernando Pereira acompanhados por uma orquestra dirigida por Armindo Neves. Um Tour que merceu por parte da crítica os maiores elogios!

O Nucha On-Tour 2006 foi um sucesso, facto que fez prolongar-se por mais uma temporada passando a chamar-seNucha On-Tour 2007.
2007 é o ano de "Regresso". Este album marca o regresso da Nucha. O regresso às origens do Rock e dos Blues e o regresso à Ovação que foi a sua primeira editora. Um CD em que Rafael Artesero é o produtor e compositor.
Em 2008 percorre o País e Comunidades Portuguesas com o "Tour Regresso".
No ano de 2009 faz a mais longa digressão pelo País desde o seu regresso aos palcos... pode-se dizer que foi UM ANO EM CHEIO!

quarta-feira, 27 de abril de 2011

TRIO ODEMIRA NA POPULARFM 5 MAIO 2011 ÀS 14H00

Os irmãos de Odemira

"...Fomos para Odemira muito jovens. O Carlos tinha 13 anos, a Susana, nossa irmã, 7 e o irmão Júlio 5 anos.

Os nossos pais haviam comprado uma tipografia em Odemira. A nossa chegada a essa vila, pequena, pacata e sem qualquer movimento cultural, foi um choque para os jovens irmãos. Havia e há em Odemira uma coisa muito boa. Os seus habitantes, logo nos rodearam de extrema simpatia que, pouco a pouco, se transformou em amizade tão forte, que se mantém até hoje. Os irmãos estão na sua memórias e no seu coração, o que nos leva a pensar que estão gratos por tudo quanto temos feito, por levar o nome de Odemira, terra de adopção, por todo o mundo fora. É bom pensar que no Município local tem o único porta-bandeira de todos os Municípios do País, a espalhar o nome de Odemira pelas 7 partidos desta grande bola esférica e achatada nos pólos..."
Esta são algumas das curiosidades que vamos ficar a saber nesta curta conversa, mas harmoniosas conversa...

terça-feira, 26 de abril de 2011

NERVO NA POPULARFM: 01 DE MAIO PELAS 22H00

Uma nave espacial desceu ao planeta Terra e os nossos Ancestrais Cósmicos, sem ninguem se aperceber, decidem incubar as sementes de mudança. E da primeira experiência universal em atmosfera terrestre nascem, do grande baby boom nos anos 1970, Sérgio Franco, Pedro Teixeira e Paulo Ganzax. A poeira estelar inundava o planeta de radiações corpusculares e electricidade fantástica! O sol queimava e apareciam os primeiros bronzeadores e máquinas de lavar. Depois eclodem o canadiano Derek Anthony e Pedro Varruka, chinese sticks, fruto da loucura instalada pelos primeiros videoclips nos anos 1980, I want my MTV.
Passados alguns anos, inesperadamente, mas sem ser por acaso, encontram-se numa longínqua e desconhecida cratera chamada Moita, algures em Portugal, país admirado em todo o Cosmos, desde as primeiras aparições dos discos solares em Fátima.

Depois de viagens interplanetárias por mundos musicais alternativos e decadentes, os 5 Cavaleiros das Estrelas, aterram a sua nave espacial no ano 2005. Após alguns encontros imediatos com os habitantes daquele buraco inóspito, observam que seria interessante tocar a sua música neste Planeta.

Assim, fartos do deserto cultural daquela villa do western lusitano, aprendem a língua local, varrem o pó, afastam as moscas tsé-tsé, pisam os escorpiões e as cobras venenosas, enviando uma mensagem alternativa que avança à velocidade da luz por todo o universo: “Afinal há vida. É habitado. Deviam ter enviado um poeta. Entretanto, alguém do outro lado do Mundo recebe e percebe a mensagem e diz: Eles não enviaram poetas, enviaram NERVO.”

Começam então a comunicar as descobertas para o novo milénio. Afinal o rock não morreu, está bem vivo! Em todas as galáxias habitadas só se fala nisso. As suas influências são toda a música desde as primeiras emissões radiofónicas do planeta Terra; são os tambores das selvas de África, a electricidade e a cinzenta nuvem ácida, o som das ondas gigantes no mar, o microondas e as pipocas a queimar, o rádio a pilhas em AM sintonizando rádios marroquinas, as guitarras eléctricas, bombos e concertinas, o pouca-terra-pouca-terra dos comboios, a raiva e o sangue nos olhos de alguém, o vruuummm do avião, o skate a “slidar” no alcatrão, o nervo atrofiado, o batimento do coração... Estas ondas electromagnéticas espalharam-se pelo universo penetrando nas várias dimensões paralelas, influenciando assim o critério e estética musical dos Nervo.

Os Nervo são Sérgio Franco, voz, Pedro Teixeira e Derek Anthony, guitarras, Paulo Ganzax, baixo, e Pedro Varruka, bateria.

CRAVO & CANELA NA POPULARFM: 30 ABRIL 2011 PELAS 17H00

Os Cravo & Canela vão estár na POPULARFM à conversa com Luis Moreiro e Micaela, sábado dia 30 de Abril pelas 17h00. Participa e vem descobrir esta banda revelação em 2011.

segunda-feira, 25 de abril de 2011

PEDRO MIGUEL NA POPULARFM: 28 ABRIL 2011 PELAS 14H00

Certamente já conhece este jovem, foi a nossa APOSTA DA SEMANA nas primeiras semanas do mês de Abril.
Agora aqui está aos microfones da POPULARFM para conhecermos melhor o que tem feito e os seus projectos no futuro.

segunda-feira, 18 de abril de 2011

NUNO FERREIRA NA POPULARFM: 24 DE ABRIL 2011 PELAS 24H00

Nuno Ferreira na POPULARFM dia 25 de Abril no Programa do Jaimão.


Vem conhecer este projecto qye resultou das vivências pessoais e profissionais de Nuno Ferreira nos últimos anos. Transmite-nos por isso, diferentes estados de espírito e estilos de música variados, desde o rock - o seu “ambiente natural”- a sonoridades mais acústicas e com influências étnicas de world music.

Nesta edição, Nuno Ferreira conta com a participação de músicos e cantores de primeira linha do panorama musical português com quem tem tido o privilégio de trabalhar ao longo da sua carreira, como Sertório Calado, Pedro Vaz, Paulo Brissos, João Sanguinheira, Tiago Machado, Rui Barreto, Sérgio Rossi, entre outros. Teve ainda o privilégio de poder contar com a colaboração do John Sawicki e Warren Richardson dos Stomp, que estiveram em digressão por Portugal em 2009.

Se tivéssemos de o definir enquanto guitarrista, diríamos que Nuno Ferreira é um rocker. Mas, de facto, versatilidade e capacidade de improvisação para rapidamente conseguir atingir o que lhe é pedido em cada tipo de trabalho são as características que melhor o definem.

Nuno Ferreira nasceu em 1973. Começou a aprender a tocar guitarra aos 11 anos na escola de Jorge Nascimento. Começou a integrar bandas pouco depois – de originais e de covers.

Aos 15 anos dá “o salto” para o circuito de bares de Lisboa, onde ficou conhecido como Nuno Jr. Aos 16 grava o primeiro disco.

É nessa altura que sente necessidade de aprofundar conhecimentos teóricos e técnicos do instrumento, o que o leva a inscrever-se na Academia de Amadores de Música, onde ficou até ao 5º ano. Teve aulas com José Peixoto, entre outros.

No final dos anos 80, o circuito de bares é o que o ocupa a maior parte do tempo: toca com Telmo Lopes (actual produtor de Filipe La Féria), Virgílio Marujo (actual baterista de Rui Bandeira) e Quim Correia, entre outros.

O início dos anos 90 é marcado pelos Rock’n’Lata - banda constituída por Virgílio Marújo, Tó Andrade (na altura, acabado de sair da Go Graal Blues Band) e Carlos Barquinha – e pela ida ao Festival da Canção, ajudar a defender um tema com música de Luís Filipe e letra de Carlos Alberto Moniz. Ficaram em 2º lugar.

Desde então, dá aulas de guitarra, toca e grava com inúmeras bandas e cantores, e mais recentemente integrou a orquestra de Pedro Duarte no programa “Chamar a Música”, de Herman José. Actualmente, faz parte da banda do Toni Carreira

REBECA: APOSTA DA SEMANA 18 A 24 ABRIL 2011

O novo álbum de Rebeca está já disponível. Após algum tempo afastada dos estúdios de gravação, Rebeca, surge renovada e com uma força interior fora do vulgar, disposta a superar e agarrar cada momento.

Neste mais recente trabalho de Rebeca estão patentes as sonoridades latinas e ritmadas tão ao gosto desta intérprete mas igualmente envolventes baladas românticas que são uma já referência na carreira desta cantora.

Venha conhecer este novo cd que já toca na POPULARFM!

Estamos certos que a vitalidade, a voz e o carisma de Rebeca serão motivos mais que suficientes para que fique adepto da interpretação desta jovem, que do Litoral Oeste transmite com toda a sua alegria e vitalidade as 12 faixas que compõem este seu novo álbum.

segunda-feira, 11 de abril de 2011

The Lucky Duckies na POPULARFM: 14 Abril 2011 pelas 14h00

Na semana de 21 a 27 Fevereiro a POPULARFM fez a aposta a sua aposta neste carismático grupo. Agora eles vão estar nos nossos estúdios e vão contarmos um tudo sobre este brilhante projecto que nos transporta para os anos 50 e 60.

Das 14 às 16 vamos fazer um regresso ao passado com os The Lucky Duckies

Trio Odemira: Aposta da semana 11 a 17 Abril 2011

Chegar aos dias de hoje, olhar para trás, e rever uma carreira artística de 50 anos é o ponto de partida para celebrar o meio século de existência do Trio Odemira com uma carreira preenchida de êxitos, a sua veia melódica, transporta-nos com naturalidade, a temas como o Anel de Noivado, bem como as suas deliciosas interpretações em temas Clássico.

Actuaram praticamente para todas as comunidades portuguesas no mundo, gravaram 1240 canções, que integram centenas de LP e Singles e perto de 100 álbuns, 27 especiais televisivos e 219 participações em programas de TV.

domingo, 10 de abril de 2011

Queres fazer rádio?

Gostas de musica portuguesa?
Gostavas de fazer rádio?
Achas que tens uma boa voz e uma boa dicção e articulas bem as palavras?
Então, envia um e-mail com o modelo de programa que gostasses de apresentar e ou animar, com os teus dados pessoais e uma pequena gravação da tua voz para geral@popularfm.com.
Poderás ser a nova voz da POPULARFM.
Estamos à tua espera.

domingo, 3 de abril de 2011

PEDRO MIGUEL: APOSTA DA SEMANA 04 A 10 MAR. 2011

O romantismo das palavras, a intensidade das sonoridades acústicas, revelam-se como uma das principais características de uma das mais jovens revelações na musica ligeira portuguesa.


Pedro Miguel, apresenta o seu novo álbum de originais , que seguindo uma linha condutoras em que pautam os temas românticos e apelativos ao coração, contém igualmente apontamentos ritmados que revelam a versatilidade da voz e interpretação de Pedro Miguel.

Este é um álbum a todos os níveis surpreendente, na forma e no conteúdo, apresentando Pedro Miguel como um interprete que tem trilhado um caminho seguro na persecução do seu lugar na música ligeira nacional.

sábado, 2 de abril de 2011

NERVO NA POPULARFM: 03.ABRIL 2011 PELAS 22H00

Uma nave espacial desceu ao planeta Terra e os nossos Ancestrais Cósmicos, sem ninguem se aperceber, decidem incubar as sementes de mudança. E da primeira experiência universal em atmosfera terrestre nascem, do grande baby boom nos anos 1970, Sérgio Franco, Pedro Teixeira e Paulo Ganzax. A poeira estelar inundava o planeta de radiações corpusculares e electricidade fantástica! O sol queimava e apareciam os primeiros bronzeadores e máquinas de lavar. Depois eclodem o canadiano Derek Anthony e Pedro Varruka, chinese sticks, fruto da loucura instalada pelos primeiros videoclips nos anos 1980, I want my MTV.


Passados alguns anos, inesperadamente, mas sem ser por acaso, encontram-se numa longínqua e desconhecida cratera chamada Moita, algures em Portugal, país admirado em todo o Cosmos, desde as primeiras aparições dos discos solares em Fátima.

Depois de viagens interplanetárias por mundos musicais alternativos e decadentes, os 5 Cavaleiros das Estrelas, aterram a sua nave espacial no ano 2005. Após alguns encontros imediatos com os habitantes daquele buraco inóspito, observam que seria interessante tocar a sua música neste Planeta.

Assim, fartos do deserto cultural daquela villa do western lusitano, aprendem a língua local, varrem o pó, afastam as moscas tsé-tsé, pisam os escorpiões e as cobras venenosas, enviando uma mensagem alternativa que avança à velocidade da luz por todo o universo: “Afinal há vida. É habitado. Deviam ter enviado um poeta. Entretanto, alguém do outro lado do Mundo recebe e percebe a mensagem e diz: Eles não enviaram poetas, enviaram NERVO.”

Começam então a comunicar as descobertas para o novo milénio. Afinal o rock não morreu, está bem vivo! Em todas as galáxias habitadas só se fala nisso. As suas influências são toda a música desde as primeiras emissões radiofónicas do planeta Terra; são os tambores das selvas de África, a electricidade e a cinzenta nuvem ácida, o som das ondas gigantes no mar, o microondas e as pipocas a queimar, o rádio a pilhas em AM sintonizando rádios marroquinas, as guitarras eléctricas, bombos e concertinas, o pouca-terra-pouca-terra dos comboios, a raiva e o sangue nos olhos de alguém, o vruuummm do avião, o skate a “slidar” no alcatrão, o nervo atrofiado, o batimento do coração... Estas ondas electromagnéticas espalharam-se pelo universo penetrando nas várias dimensões paralelas, influenciando assim o critério e estética musical dos Nervo.
Os Nervo são Sérgio Franco, voz, Pedro Teixeira e Derek Anthony, guitarras, Paulo Ganzax, baixo, e Pedro Varruka, bateria.