segunda-feira, 18 de abril de 2011

NUNO FERREIRA NA POPULARFM: 24 DE ABRIL 2011 PELAS 24H00

Nuno Ferreira na POPULARFM dia 25 de Abril no Programa do Jaimão.


Vem conhecer este projecto qye resultou das vivências pessoais e profissionais de Nuno Ferreira nos últimos anos. Transmite-nos por isso, diferentes estados de espírito e estilos de música variados, desde o rock - o seu “ambiente natural”- a sonoridades mais acústicas e com influências étnicas de world music.

Nesta edição, Nuno Ferreira conta com a participação de músicos e cantores de primeira linha do panorama musical português com quem tem tido o privilégio de trabalhar ao longo da sua carreira, como Sertório Calado, Pedro Vaz, Paulo Brissos, João Sanguinheira, Tiago Machado, Rui Barreto, Sérgio Rossi, entre outros. Teve ainda o privilégio de poder contar com a colaboração do John Sawicki e Warren Richardson dos Stomp, que estiveram em digressão por Portugal em 2009.

Se tivéssemos de o definir enquanto guitarrista, diríamos que Nuno Ferreira é um rocker. Mas, de facto, versatilidade e capacidade de improvisação para rapidamente conseguir atingir o que lhe é pedido em cada tipo de trabalho são as características que melhor o definem.

Nuno Ferreira nasceu em 1973. Começou a aprender a tocar guitarra aos 11 anos na escola de Jorge Nascimento. Começou a integrar bandas pouco depois – de originais e de covers.

Aos 15 anos dá “o salto” para o circuito de bares de Lisboa, onde ficou conhecido como Nuno Jr. Aos 16 grava o primeiro disco.

É nessa altura que sente necessidade de aprofundar conhecimentos teóricos e técnicos do instrumento, o que o leva a inscrever-se na Academia de Amadores de Música, onde ficou até ao 5º ano. Teve aulas com José Peixoto, entre outros.

No final dos anos 80, o circuito de bares é o que o ocupa a maior parte do tempo: toca com Telmo Lopes (actual produtor de Filipe La Féria), Virgílio Marujo (actual baterista de Rui Bandeira) e Quim Correia, entre outros.

O início dos anos 90 é marcado pelos Rock’n’Lata - banda constituída por Virgílio Marújo, Tó Andrade (na altura, acabado de sair da Go Graal Blues Band) e Carlos Barquinha – e pela ida ao Festival da Canção, ajudar a defender um tema com música de Luís Filipe e letra de Carlos Alberto Moniz. Ficaram em 2º lugar.

Desde então, dá aulas de guitarra, toca e grava com inúmeras bandas e cantores, e mais recentemente integrou a orquestra de Pedro Duarte no programa “Chamar a Música”, de Herman José. Actualmente, faz parte da banda do Toni Carreira

Sem comentários:

Enviar um comentário