domingo, 5 de junho de 2011

ALEX: ARTISTA DO MÊS DE JUNHO 2011

Francisco António Alexandre Rodrigues, que o grande público mais conhece por ALEX, nascido em Portimão, começou a sua actividade nos anos 60, tendo actuado pela primeira vez em terras de África, nomeadamente, Moçambique, Angola, África do Sul e Rodésia, actual Zimbabwe.

Regressado a Portugal, actuou no teatro ABC na revista “Vinho Novo”, levada a cena pelo saudoso empresário José Miguel.

Depois a grande aventura no estrangeiro… Brasil, Espanha, Suíça, Bélgica, Inglaterra, Luxemburgo, Holanda, Alemanha Federal, Japão e França, onde se radicou com a sua família.

À excepção do país do Extremo Oriente, Japão, onde ganhou o primeiro prémio do Festival Internacional de Sapporo em 1978, com a canção “Mitchió, Mitchió”, Alex teve sempre o mais caloroso acolhimento por parte de todos os nossos emigrantes radicados naqueles países da Europa e Brasil.

Hoje com mais de 40 LP´s em Portugal, ALEX, com uma nova imagem surge-nos com o tema “Adeus África, Adeus” (meu sonho feito pesadelo), Disco de Ouro com as canções “Michió, Mitchió” e “Parabiago” ambas vencedoras dos festivais de Sapporo (Japão) e de Cannes (França) em 1976, respectivamente, lançado em Portugal pela Rossil. Canta em Português, Inglês, Francês, Espanhol e Italiano.

Hoje faz-se acompanhar pela sua filha Sandra Cristina, a qual já gravou vários discos com o seu pai, e a canção mais importante a duo com Alex “Este Mundo é de Nós Dois”.

Alex é conhecido nacional e internacionalmente, como um grande artista, que canta com nostalgia e saudade, tão características das terras de África.

O Sofrimento, os enganos da vida e do amor, são temas retractados nos mais belos poemas que este artista canta e encanta, com toda a sua força espiritual.

Deixa-me ser,
o guia dos teus passos e andar contigo
Partilhar teus sonhos, na tua longa madrugada,
Deixa-me ser, teu amigo, um novo amor só para ti,
E vê em mim amor sincero, amor de irmão, não vejas mais nada…


Deixa-me ser, a razão da tua vida,
Descobre em mim, um amor diferente,
Quero ser para ti, teu brinquedo preferido,
E vê em mim, em estrela cadente.


Quero ser, o leme em tuas mãos,
Levar teu barco a porto salvo,
Ser teu porto de abrigo,
Ajudar-te a esquecer, essa saudade em ti,
Meu amigo vem.


Quero ser, o ombro em tua dor,
Esquece o passado, a tua infância,
Quero ser, a luz no teu caminho,
Ser também o amigo, tudo pra ti criança.
Alex.

Sem comentários:

Enviar um comentário