domingo, 19 de setembro de 2010

ANTÓNIO MÃO DE FERRO "APOSTA DA SEMANA POPULARFM" - 20 A 26 Setembro

António Gaspar Mão de Ferro Gualter Cardoso, nasceu no Porto, a 25 de Junho de 1976. A sua relação com a música, começou aos 11 anos e a guitarra foi muito cedo a sua referência, influência do pai, Joaquim Cardoso empresário e músico conceituado da famosa banda dos anos ’60 Tártaros.
Cedo descobriu a paixão da sua vida, a música! Tornou-se num autodidacta da guitarra, e aprendia sobretudo, através da sua dedicação sob a orientação do pai. António integra a primeira banda aos 13 anos, Sociofobia, de rock sinfónico.
Criou um estilo próprio tendo por base os Blues. A magia e o êxtase com que tocava evidenciavam solos de excelente qualidade e criatividade. Aos 17 anos, os Blues ganharam definitivamente um espaço importante na sua vida musical, com a banda Rithm, Funk, Soul and Blues, onde o António foi acumulando, por bares e clubes de jazz de todo o país, a experiência e a consolidação do guitarrista e do músico.
Um ano mais tarde, participa pela primeira vez numa edição discográfica, e nesse mesmo ano integra a Minnemann Blues Band, uma das mais antigas bandas do género em Portugal, constituída por músicos reputados: Wolfram Minnemann, Manuzé, Rui Ferraz e Rui Azul. Participou em diversos festivais de Jazz e Blues (Funchal Jazz; Simply Blues, Viana do Castelo e Seia Jazz, Douro Blues). Gravou ao vivo, decorria o ano de 1996, no Blues Café em Lisboa.
Em 1998, com 22 anos, António Mão de Ferro integra a conhecida banda portuguesa GNR (Grupo Novo Rock), ao lado de nomes como Rui Reininho e Toli Machado. Grava Popless e o Lago dos Cisnes em 2002, sendo este disco um dos mais famosos da banda. Foram inúmeras as actuações na televisão e em concertos no país e no estrangeiro, culminando em 2006 com a comemoração dos 25 anos dos GNR, no mediático festival Rock In Rio, em Lisboa.
O baixista Jerrel Lamar, um dos elementos dos Platters, e que tocou com Gino Vanelli, Herbie Hancock e Stevie Ray Vaughan, convida em 2004 o António Mão de Ferro para participar no seu projecto a solo. Em 2005 grava 4 faixas do projecto deste conhecido norte-americano, onde também participaram: Gregg Bissonette, Marcio Montarroyos, Ney Matogrosso e Alcione.
O ano de 2004, revela-se um dos mais importantes da sua vida, nasce a 16 de Agosto a sua filha Margarida. São inúmeros os projectos em que o António tem participado, invariavelmente deixando em todos eles, o seu toque de profissionalismo e classe.

ANTÓNIO MÃO DE FERRO é a APOSTA POPULARFM de 20 a 26 de Setembro e você pode ficar a saber tudo sobre ele!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário